APRESENTAÇÃO
A Pastoral da Juventude da Paróquia do Espírito Santo, do Alto Timbira, guiados pelo seu padroeiro, convoca e conduz a Juventude na mobilização da prática ao Evangelho em todas as Comunidades Católica e situação social.
Iniciado no 1º semestre com sentido motivador das Santas Missões Populares, e começado o 2º semestre animados pela 5º Missão Jovem no ano de 2012, escolheu-se a Missão Jovem como atividade permantente desta paróquia: Missão Sempre Já. Para anunciar a Palavra Divina, mantendo os jovens animados nesta luta, alimentando um estilo de vida com praticas de educação de fé.
Convidamos a Juventude por uma Pastoral justa e solidária somando forças e principalmente seguindo os mandamentos de Deus, para assim produzir os frutos da Boa Arvore.
Agradecemos a todos que colaboram para prática desta vivencia aos nossos grupos ajudando-os a inspirar nossos sonhos e alcançar nossos objetivos à certeza da libertação, paz e salvação.
MOTIVOS QUE LEVAM A REALIZAÇÃO DA MISSÃO JOVEM NA PARÓQUIA
A PJ do Espírito Santo do Alto Timbira, completa neste ano de 2013, 15 anos de caminhada e com grande entusiasmo, vem através da Missão mostrar sua motivação para com os jovens de suas comunidades no que diz respeito à sua caminhada e evangelização de outros jovens, que na maioria das vezes são marginalizados, descriminados, excluídos e principalmente desconhecedores do Evangelho deixado por Jesus Cristo para libertação dos mesmos.
Aproveitando a situação, é bom pautar que depois de algumas Missões Jovem e atividades projetadas pela Coordenação da Pastoral da Juventude do Espírito Santo (CPJES), para incentivos de nossos jovens e para ajudar a objetivar mudanças, notamos um grande avanço e presença de juventudes sabendo o que querem e participando ativamente da Missão realizada até agora em 4 comunidades: Bom Jesus(JUCBJ), Parque dos Nobres(EJAC), Sítio do Pica-Pau-Amarelo(JUAC) e Alto Timbira(JVC). Agradecemos a participação de todos que contribuem compromissadamente com este ato concreto.
Motivados pela 5º Missão Jovem realizada e Santo Amaro do Maranhão e Primeira Cruz que teve como Tema: “JUVENTUDE: vida e missão”, e Lema: “VIVENDO E ANUNCIANDO O EVANGELHO NESTE CHÃO”. Realizada de 18 a 22 de Julho de 2012, que contou com a participação ordinária de nossos Missionários: Jean, Edvania, Edjane, Rafael e Meiry. Decidimos que por prioridade deveríamos pegar o embalo desta Missão e dar continuidade em nosso chão: nas Comunidades, Nossa Senhora Aparecida, São Sebastião, Espírito Santo (Matriz), Nossa senhora do Perpetuo Socorro, São Pedro, Santa Gianna Bereta, Bom Jesus da Lapa, Sagrado Coração de Jesus e São Lazaro.
OBJETIVOS DESTA MISSÃO JOVEM
- Evangelização dos jovens (na Igreja e fora dela);
- Criação de novos grupos de Jovens, convocando-os para participarem das Comunidades;
- Motivar toda a Juventude do Espírito Santo a uma ação formadora e libertadora;
- Despertar para prática do protagonismo juvenil;
- Comprometimento a causa e o Projeto de Jesus Cristo como prioridade para suas vidas e dos Grupos.
CONCEITO DE MISSÃO SEGUNDO DOM HELDER CÂMARA (CNBB)
Informações extraídas do subsídio da 5º Missão Jovem
- Missão é partir, caminhar, deixar tudo, sair de si, quebrar a crosta do egoísmo que nos fecha em nosso Eu;
- Missão é parar de dar voltas ao redor de nós mesmos como se fôssemos o centro do mundo e da vida;
- Missão é sempre partir, mas não devorar quilômetros. É, sobretudo, abrir-se aos outros como irmãos, descobri-los e encontra-los;
- E se para descobri-lo, é preciso atravessar os mares e voar lá nos céus, então missão é partir até os confins do mundo.
Sugestão de Leituras Bíblicas: Mt 4, 19 – Mc 6,7-13 – Lc 4, 43 – Mc 16, 15 – Rm 10, 14-17 e 2Tm 3, 16 – 17.
PISTAS PARA A CONVOCAÇÃO DOS/AS JOVENS
Convocar significa chamar, convidar a fazer algo. Jesus convocou os discípulos a serem “Pescadores de homens”, a formarem com ele uma comum unidade. Portanto, a nossa missão é também atualizar o chamado que Jesus fez aos seus discípulos e aos/as jovens de hoje. É nossa missão convocá-los, convida-los, chamando-os a transformação de sua realidade a partir da vivencia do Evangelho.
Orientações;
- Conhecimento da realidade dos/as jovens; (Não se ama e não se evangeliza o que não se conhece).
- Realização de atividades que atraiam a juventude; (Atração todo mundo gosta);
- Incentivar a participação e acolher e valorizar o/a jovem; (Todo jovem gosta de ser acolhido e valorizado, ele deve sentir-se parte de um todo, ele é parte desse conjunto).
- Boa organização e condução do momento; (Faça o melhor possível, dê o melhor de Si);
- Ter cuidado com a linguagem; (Os jovens entendem sua linguagem, por isso são os melhores anunciadores entre si);
- Sinceridade na proposta; (Ninguém gosta de ser enganado, tenha convicção e certeza de seus compromissos).
SUGESTÕES PARA VISITAS
Baseado no subsídio da 5º Missão Jovem
Ao chegar às casas das famílias e onde a Juventude estiver para as visitas respeite os momentos:
- O tempo da amizade
Conquiste as pessoas, seja cordial, faça a sua apresentação simples e de fácil entendimento, respeite a diversidade a o local onde você está presente;
- Saber escutar
A pessoa que nos recebe nesse momento e o que ela tem a nos dizer é muito importante, nessas horas nossa resposta deve ser sempre em forma de diálogo;
- O tempo da Palavra
Abra o diálogo, converse sobre Deus e esclareça o objetivo da visita convidando-os para participar das atividades e celebração de sua comunidade.
RODA DE CONVERSA
Tema: Drogas? Tô fora
- Como percebemos a problemática das drogas em nosso dia a dia, em nossa comunidade?
- Quais são as marcas mais visíveis de quem usa droga?
- Quais lugares em que o/a jovem pode encontrar drogas facilmente?
- A família tem alguma parcela de responsabilidade pelos filhos que usam drogas?
- E a Igreja o que poderia mudar a realidade de quem usa drogas?